Notícias locais
12 de agosto de 2025No primeiro semestre abertura de empresas cresce 26,6% em Adamantina, acima da média da região

(Imagem ilustrativa: Headway/Unsplash).
No primeiro semestre de 2025 foram abertas 133 novas empresas em Adamantina, um crescimento de 26,6% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 105 constituições empresarias, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
O desempenho é marcado sobretudo por novos pequenos negócios, especialmente os microempreendedores individuais (MEIs). Além do crescimento no período comparado, os números locais estão acima das médias percentuais estadual e da região de Presidente Prudente.
No estado de São Paulo foram abertas 201.546 novas empresas no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 15,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 174.501 novas empresas. Já na região de Presidente Prudente foram 2.404 novas empresas no primeiro semestre de 2025, número 17,3% maior que no mesmo período do ano passado, quando foram abertas 2.049 empresas.
Para o presidente da Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, os dados demonstram o fortalecimento do ambiente de negócios em São Paulo “Esses números mostram que o Estado segue firme como motor do empreendedorismo brasileiro. Nosso compromisso é continuar modernizando e facilitando o processo de formalização para que cada vez mais empreendedores possam tirar suas ideias do papel com segurança e agilidade”, afirma Shimomoto em conteúdo publicado pela Agência SP de Notícias.
Ainda de acordo com a Agência SP, os dados – os mais altos de toda a série histórica iniciada em 1998 – confirmam a tendência de crescimento consistente e reforçam o ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo em São Paulo. “O estado de São Paulo tem vocação e potenciais gigantes para gerar novas empresas. Há boa logística, mercado consumidor robusto, ambiente de negócios favorável, entre outras características. Estamos desburocratizando cada vez mais o processo de abertura, como determina o governador Tarcísio de Freitas, para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego, movimentando nossa economia”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.
