Notícias locais
22 de fevereiro de 2019Lojistas devem ter atenção especial aos estoques até março
Os lojistas devem elaborar as perspectivas de vendas especialmente até o mês de março por causa da complexidade de manter o fluxo de caixa equilibrado nesse período. É comum o consumidor aproveitar o início do ano para quitar as dívidas em vez de adquirir novos produtos, e essa situação de vendas fracas afeta de forma negativa os empresários que estão com estoques inadequados.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) orienta os que estão com estoques baixos e têm estimativas positivas de vendas a adiantar os pedidos aos fornecedores para evitar o desabastecimento. Se as expectativas de venda forem negativas, talvez seja o caso de manter os estoques como estão, fazendo ajustes em determinados itens.
Aos empresários com altos estoques, é recomendável a realização de promoções. A medida deve ser posta em prática de acordo com os produtos vendidos pela empresa: se são perecíveis, sazonais etc. Outra dica é reduzir, com critério, os pedidos aos fornecedores até que esse estoque se torne adequado na concepção do lojista.
Essas instruções são destinadas aos 26,9% dos empresários da região metropolitana de São Paulo que consideraram seus estoques excessivos e aos 13,3% que afirmaram estar com pouca mercadoria armazenada, de acordo com o Índice de Estoques (IE), divulgado mensalmente pela FecomercioSP.
Em contrapartida, as boas vendas no período do Natal fizeram com que 59,4% de empresários ficassem com os estoques adequados em fevereiro. O indicador teve alta de 3,8% e atingiu praticamente a média histórica pré-crise: 60%. Esse resultado reduziu, inclusive a quantidade e a intensidade das promoções de janeiro e fevereiro deste ano.
De forma geral, o IE subiu 3,7% na comparação com janeiro, ao registrar 119,2 pontos, por causa da queda de 13,6% na proporção de empresários com estoques baixos. Já a de entrevistados com estoques acima do necessário, ficou estável. Confira a matéria completa aqui.