Notícias locais

22 de outubro de 2018

Empresário deve avaliar fluxo de caixa para decidir estratégia de investimento


Análise de entrada e saída de recursos permite considerar o volume a ser aplicado em opções de curto e longo prazos, ou até mesmo na expansão do próprio negócio

Sabendo que 2018 seria um ano marcado pela incerteza eleitoral, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) tem alertado, desde o primeiro semestre, que melhores perspectivas de investimento devem emergir após a conclusão do pleito presidencial. De toda maneira, há opções que o empresário pode considerar para aplicar seus recursos.

Em geral, as estratégias de investimento para pessoas física e jurídica diferem pouco. Quando o empresário decide separar suas aplicações pessoais das da empresa, deve avaliar as necessidades futuras de ter dinheiro à disposição. Pode ser que o negócio precise de recursos antes da pessoa física e vice-versa.

Dito isso, é importante que existam recursos em caixa conforme a necessidade de fluxo financeiro. Analisando entradas e saídas de recursos, é possível decidir o volume a ser aplicado em opções de curto e longo prazos.

O empresário também deve considerar investir na expansão de seu próprio negócio. Uma dica para saber identificar o momento de mudar o foco de investimento financeiro para o setor produtivo é observar o desempenho das companhias listadas na Bolsa de Valores. Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias

parceiros