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27 de junho de 2017

Portal do Consumidor favorece transparência nas relações comerciais


Empresa cadastrada no sistema pode evitar que reclamações se tornem litígios na Justiça

Iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e dos Procons, o Portal do Consumidor é um serviço público que possibilita a negociação direta entre empresas e consumidores, fornece informações ao Estado para elaboração de políticas públicas e incentiva a competitividade visando melhorar a qualidade no atendimento.

O serviço busca a participação dos consumidores para a avaliação das empresas em quatro tópicos: índice de solução, satisfação do atendimento, reclamações respondidas e prazo médio de respostas. Indica também o total de reclamações finalizadas.

O Portal não substitui o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), mas tem o objetivo de aumentar o acesso dos consumidores à busca de soluções de conflitos não resolvidos pelos canais de atendimento das companhias.

Embora o cadastro não seja obrigatório, é de grande importância a participação das empresas, pois a adesão (gratuita) evita que as reclamações se transformem em litígios administrativos ou judiciais e demonstra transparência e desejo de melhorar suas relações de consumo. Saiba mais aqui.

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