Notícias Fecomercio

20 de junho de 2017

Ética nos negócios fortalece relações comerciais


No ambiente comercial, o menor deslize provoca impacto grave na reputação da empresa

As empresas que desejam ter vida longa precisam estabelecer uma postura ética em seus relacionamentos seja qual for o cenário imposto pelo mercado, dos mais favoráveis aos mais adversos. Ética pode ser entendida como um conjunto de regras e preceitos de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, que pode ter origem na família ou no ambiente onde viveu. Os valores adquiridos pesam na formação do caráter e se refletem, inclusive, nas relações comerciais.

Portanto, a existência de regras que valorizem direitos e deveres das partes envolvidas é imprescindível nas negociações comerciais. A ética nas empresas apresenta, desta forma, papel fundamental na mediação de práticas, servindo assim como guia para os negócios.

No ambiente comercial, o menor deslize em relação aos princípios éticos provoca impacto grave na reputação da empresa, com perda rápida da boa referência, repercutindo em suas relações com clientes e fornecedores.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta algumas vantagens que uma empresa que zela pela ética possui no mercado:

– Fortalecimento da relação de confiança com seus clientes, que se reflete em lucros e fidelidade dos consumidores;

– Ambiente agradável criado a partir desse comportamento torna os funcionários mais felizes e, consequentemente, mais produtivos;

– Empresas com padrões éticos têm menos problemas de furtos, sabotagens, discriminações e depredações de suas instalações;

– Ética reduz o número de reclamações e ações na Justiça.

Em geral, uma postura ética se reflete na forma como a empresa oferta seus bens e serviços. A marca, dessa forma, passa a expressar valores que serão lembrados pelos clientes. O resultado é a pavimentação de um caminho saudável para o crescimento dos negócios.

Voltar para Notícias

parceiros