Notícias Fecomercio

22 de maio de 2017

Corrupção, intolerância e instituições políticas fracas são sinais de declínio da democracia


Afirmação é de Larry Diamond, sociólogo político da Universidade de Stanford, durante lançamento de coletânea de livros sobre o tema, na FecomercioSP

“Estado de direito fraco, abuso de poder, corrupção, altos índices de criminalidade, severa polarização e intolerância ética, religiosa e de classe e instituições políticas fracas e ineficientes são sinais de que a democracia em uma nação está por um fio”. A afirmação é do sociólogo político Larry Diamond, especialista em democracia e docente da Universidade de Stanford, durante o lançamento da 2ª Coletânea da Democracia, evento realizado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Atuação em parceria com a plataforma UM BRASIL, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“A cultura democrática existe nas mentes e corações de todos os líderes políticos e precisa ser passada de geração em geração. Nos últimos dez anos, no entanto, percebemos uma estagnação democrática e sinais de declínio preocupantes. Desde 2007, o porcentual de países que progrediram democraticamente foi muito menor do que o porcentual de democracias em declínio. E algumas democracias entraram em colapso”, afirma Larry Diamond. Leia a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias

parceiros