Notícias Fecomercio
2 de junho de 2017Confiança dos consumidores paulistanos cai 2,3% em 15 dias após nova crise política
Diante do aprofundamento da crise e do clima de incerteza que se instalou no País em razão dos últimos desdobramentos no cenário político, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mediu os impactos desse contexto sobre o humor dos consumidores paulistanos.
Excepcionalmente neste mês de maio, a Federação calculou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em dois períodos distintos. De acordo com as entrevistas feitas com 1,1 mil pessoas da capital paulista em 10 de maio (antes da delação envolvendo lideranças políticas nacionais), o ICC atingiu 101,3 pontos. Em 25 de maio (após o evento), em uma nova coleta com mais 1,1 mil consumidores, o ICC marcou 99,0 pontos, uma queda de 2,3% em um intervalo de 15 dias.
De acordo com a tabela, observa-se que entre as duas coletas há uma evidente queda do ICC motivada pela piora da percepção dos consumidores em relação ao momento atual, o que é bastante compreensível. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) caiu 12,1%, passando dos 75,6 pontos em 10 de maio para 66,5 pontos em 25 de maio. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), outro componente do ICC, registrou alta de 1,8%, alcançando 120,6 pontos em 25 de maio, ante os 118,5 pontos em 10 de maio.
Leia a análise completa aqui.