Notícias locais
18 de julho de 2019Como funciona o novo sistema de bloqueio de telemarketing
Os brasileiros ganharam uma nova ferramenta contra uma das ações corporativas mais rejeitadas da atualidade: as ligações de telemarketing que oferecem serviços e produtos. Mantido por empresas de telecomunicações, o site Não Me Perturbe permite que cidadãos cadastrem números de telefone para serem excluídos da lista das empresas que realizam as ligações.
Foi sucesso instantâneo. No ar desde terça-feira (16), o site já tinha registrado mais de um milhão de números de telefone inscritos no segundo dia, de acordo com informações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O número poderia ser maior. Devido ao volume de acessos, o site travou seguidamente, com muitos usuários tentando cadastrar seu número sem sucesso. Segundo a Anatel, a iniciativa terá caráter permanente.
O Não Me Perturbe promete remover em 30 dias o número do usuário dos cadastros das empresas de telemarketing. Ele se destina apenas a barrar ligações em nome das operadoras, não se estendendo a contatos de outros tipos de empresa.
As empresas mais citadas em reclamações de consumidores sobre telemarketing são, respectivamente, Claro/NET, Telefônica /Vivo, Oi e Tim
Antes do Não Me Perturbe, os Procons (órgãos de proteção e defesa do consumidor) de vários estados brasileiros vinham, gradativamente, criando serviços similares de cadastramento de telefones. Atualmente, 21 estados contam com algum mecanismo de bloqueio. A maior parte realiza o procedimento por internet, mas em alguns casos a ação só pode ser realizado mediante ligação para o Procon local.
O site das operadoras é o primeiro recurso do tipo de âmbito nacional. Ele foi saudado como “positivo” pela Proteste, organização de defesa do consumidor.
A empresa que desrespeitar o bloqueio pode ser multada em até R$ 50 milhões. Reclamações sobre eventuais não cumprimentos da norma devem ser feitas pela central telefônica da Anatel, no número 1331.