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12 de novembro de 2018Aproximação com cliente fideliza consumidor no atacado
A experiência do cliente com os produtos e serviços do ramo atacadista sempre foi importante para o andamento dos negócios, mas, na atualidade, estreitar o relacionamento para ouvir o que o consumidor tem a dizer pode ser crucial na sobrevivência da empresa.
A assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) explica que, estreitar a aproximação com o cliente, se apresenta como um desafio para o atacadista que precisa conhecer cada vez mais o seu cliente e suas necessidades para oferecer algo que o atraia a fim de melhorar o seu faturamento.
A FecomercioSP aconselha os atacadistas que ainda não fizeram essa aproximação com o cliente a refletir sobre estratégias para atrair o cliente e ajudá-lo a decidir pela compra. A Entidade aponta expectativas de compradores e vendedores que, uma vez atendidas, poderão para alavancar as vendas principalmente nos períodos de menor apelo comercial, quando não há previsão de grande fluxo no comércio:
– O comprador quer ser recepcionado e assessorado na hora da compra, com a participação ativa do vendedor e espera que o atacadista esteja preparado para oferecer sugestões de uso dos produtos colocados em destaque na loja;
– O cliente aguarda receber atendimento personalizado para possa sanar suas dúvidas e receber informações sobre a pós-venda;
– O comprador espera que o atacadista apresente uma postura positiva, ou seja, que demonstre ser parceiro, mesmo que o cliente não compre no primeiro contato. O cliente deve receber atendimento adequado para que possa retornar em outro momento;
– O varejista quer também negociar, obter desconto e perceber que o atacadista está disposto a lhe oferecer melhores condições e preços. Isso o motivará a investir mais por perceber que a compra será vantajosa;
O comportamento esperado pelo cliente exige do atacadista uma postura adequada. Para que isso ocorra se deve investir em treinamento para o bom desenvolvimento da equipe de vendas. Confira a matéria completa aqui.