Notícias locais
28 de agosto de 2018Empresário precisa estar informado para traçar metas de compra de produtos
O empresário precisa se manter informado para elaborar com mais precisão as metas de vendas e, consequentemente, a aquisição de mercadorias para formação dos estoques nesses meses que antecedem a Black Friday e o Natal, a melhor época de vendas para o varejo.
No momento, o ambiente macroeconômico segue repleto de incertezas e marcado pela diminuição do ritmo de crescimento da economia, pela alta taxa de desemprego entre outros fatores que inibem novos investimentos.
O cenário deve mudar pouco até as eleições de outubro e acompanhar o Índice de Estoques (IE), medido mensamente pela Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), é imprescindível para uma melhor projeção dos pedidos junto aos fornecedores.
Em agosto, o indicador caiu levemente (-0,2%) pelo quarto mês consecutivo e registrou 104,8 pontos. O indicador varia de 0 (inadequação total) a 200 pontos (adequação total), e o atual resultado indica uma melhora tênue no ajuste dos estoques dos entrevistados da região metropolitana de São Paulo.
No mês, 52,2% dos empresários consideraram seus estoques adequados, estável em relação ao mês anterior e 1,3 ponto porcentual abaixo do apurado em agosto do ano passado. A proporção dos empresários que declararam ter excesso de mercadorias nas prateleiras caiu 1,1 ponto porcentual na comparação mensal e atingiu 32,2%. A quantidade de empresários que consideram ter estoques baixos avançou 1,2 ponto porcentual para 15,2%. Confira a matéria completa aqui.