Notícias Fecomercio
23 de maio de 2017Número de varejistas com estoques elevados cai em maio
Os comerciantes do varejo de São Paulo estão conseguindo equilibrar seus estoques ainda no primeiro semestre do ano. Em maio, o Índice de Estoques (IE) medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) atingiu 105,6 pontos – crescimento de 7% na comparação com abril e de 20,8% em relação a maio de 2016.
A evolução do indicador foi motivada pela queda de 4,1 pontos porcentuais (p.p.) no número de empresários que afirmaram estar com estoques acima do ideal na comparação com abril e -7,8 p.p. no contraponto anual.
Em maio, cerca de 32% dos empresários afirmaram estar com os estoques acima do adequado – a menor proporção desde julho de 2015 e 15,1% abaixo do que consideram ideal. A parcela de empresários que consideram seus estoques adequados atingiu 52,7%, ainda abaixo do histórico anterior a 2015, quando o indicador rondava os 60%.
De acordo com a FecomercioSP, os diferenciais entre os estoques acima e abaixo caíram bastante após permanecerem elevados por bastante tempo, mas ainda assim a proporção de empresários com excesso de produtos nas prateleiras tem se mantido um pouco acima do esperado. Veja a análise completa aqui.