Notícias Fecomercio

23 de maio de 2017

Número de varejistas com estoques elevados cai em maio


Proporção de empresários com estoques acima do adequado caiu 4,1 p.p. em relação a abril, atingindo 32,0% - o menor nível desde julho de 2015

Os comerciantes do varejo de São Paulo estão conseguindo equilibrar seus estoques ainda no primeiro semestre do ano. Em maio, o Índice de Estoques (IE) medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) atingiu 105,6 pontos – crescimento de 7% na comparação com abril e de 20,8% em relação a maio de 2016.

A evolução do indicador foi motivada pela queda de 4,1 pontos porcentuais (p.p.) no número de empresários que afirmaram estar com estoques acima do ideal na comparação com abril e -7,8 p.p. no contraponto anual.

Em maio, cerca de 32% dos empresários afirmaram estar com os estoques acima do adequado – a menor proporção desde julho de 2015 e 15,1% abaixo do que consideram ideal. A parcela de empresários que consideram seus estoques adequados atingiu 52,7%, ainda abaixo do histórico anterior a 2015, quando o indicador rondava os 60%.

De acordo com a FecomercioSP, os diferenciais entre os estoques acima e abaixo caíram bastante após permanecerem elevados por bastante tempo, mas ainda assim a proporção de empresários com excesso de produtos nas prateleiras tem se mantido um pouco acima do esperado. Veja a análise completa aqui.

Voltar para Notícias

parceiros