Notícias locais

8 de outubro de 2018

Mesmo com aumento da confiança do empresário é preciso ponderar sobre as preparações para o Natal


Confiança do empresário do comércio paulistano volta a subir após a sequência de cinco quedas

O comerciante da cidade de São Paulo precisa analisar com moderação os pedidos de encomendas de Natal com os fornecedores — que começam neste período — e a seleção para contratações visando as vendas nessa data comemorativa. Isso porque as vendas podem ser fracas e o indicado é focar no ajuste dos estoques.

Ainda que as expectativas para o consumo sejam baixas, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) interrompeu a sequência de cinco quedas e atingiu os 101,8 pontos em setembro, alta de 1,4%. Em comparação com o mesmo mês de 2017, porém, o indicador ficou 4,2% menor. O ICEC é medido mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Dos três quesitos que compõem o indicador, apenas o Índice de Investimento do Empresário do Comércio – (IIEC) apresentou queda (-0,6%) e passou para os atuais 89,8 pontos em setembro. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio – (ICAEC) cresceu 0,6% e registou 70,8 pontos em setembro. E o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio – (IEEC) teve aumento de 3,1% e atingiu 144,8 pontos. Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias