Notícias locais

24 de janeiro de 2019

Intenção do empresário em investir e contratar aumenta novamente em janeiro


De acordo com a FecomercioSP, o Índice de Expansão do Comércio apontou alta de 9,2% comparado ao mesmo período de 2017

São Paulo, 24 de janeiro de 2019 – O Índice de Expansão do Comércio (IEC), calculado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), registrou mais uma alta em janeiro (1,1%), ao passar de 107,7 pontos em dezembro para os atuais 108,8. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador também apontou crescimento de 9,2%.

Os dois indicadores que compõem o IEC subiram em janeiro. A propensão do empresário a investir aumentou 0,6% em relação a dezembro, de 86,6 pontos para 87,1 no mês atual. Em comparação com janeiro de 2017, quando apresentava 82,1 pontos, obteve alta de 6,1% .

O item que mede a expectativa de novas contratações subiu 1,4% na mesma base de comparação, com 130,5 pontos em janeiro, ante os 128,8 pontos em dezembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice também apontou aumento expressivo de 11,3%, quando registrou 117,3 pontos.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a proposta geral de política econômica do novo governo foi bem recebida pelos empresários do comércio, visto os resultados das vendas de Natal. Isso aumentou a propensão tanto de empregar quanto de investir, e alimenta um ciclo positivo mesmo antes de propostas serem efetivadas, ao menos por alguns meses. Para a Entidade, o País parece entrar em um processo de recuperação mais profundo e evidente, que será consolidado com as edições das medidas, o que deve renovar a economia e tornar o ambiente mais acolhedor a novos investidores. O momento atual é positivo e de expectativas.

Nota metodológica
O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 137 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista  ̶  e quase 10% do PIB brasileiro  ̶ , gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Mais informações:
Assessoria de imprensa FecomercioSP

Voltar para Notícias