Notícias locais

8 de novembro de 2018

Globalização pode ampliar oportunidades para pequenas e médias empresas


Aumentos nos fluxos de comércio e informação contribuem para a expansão dos negócios a mercados internacionais

A internacionalização de negócios e o aumento do fluxo de trocas comerciais no mundo são alguns dos efeitos da globalização, processo que atravessa séculos e foi intensificado na década de 1990 com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC). A possibilidade de pequenas e médias empresas competirem, hoje, em mercados internacionais está associada a esse procedimento de integração global.

Embora a competição em um mercado externo possa ser bastante acirrada, há espaço para pequenas e médias empresas. De acordo com a Fecomercio Internacional, braço da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), uma maneira de negócios desse porte se diferenciarem é por meio de um contato mais próximo ao consumidor, possivelmente personalizando a oferta de bens e serviços, em vez de apostar em uma produção padronizada em larga escala.

Além disso, em geral, mercados externos valorizam produtos que transmitem a imagem do Brasil, como cores, diversidade e alegria. Dessa forma, a brasilidade é uma característica a ser considerada nas exportações.

De todo modo, no mundo globalizado, a informação flui com celeridade, o que possibilita que as empresas incorporem as inovações que melhoram as atividades operacionais. Para isso, é importante que o empresário se mantenha informado, visite feiras nacionais e internacionais e invista em viagens de prospecção de mercados. O contato direto com outras realidades é uma importante fonte de conhecimento para a prosperidade dos negócios, principalmente quando se trata de iniciativas internacionais. Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias