Notícias locais

17 de novembro de 2021

Comércio de Adamantina abrirá em horário especial na Black Friday


Lojas funcionam com horários diferenciados nos dias 26 e 27 de novembro

As lojas do comércio de Adamantina vão abrir em horário diferenciado na próxima semana devido a Black Friday. O dia de preços e ofertas especiais promete movimentar o setor varejista, que ainda luta para se recuperar dos efeitos da pandemia.

A Black Friday deste ano está marcada para acontecer na sexta-feira do dia 26 de novembro, com horário especial das 9h até às 22h, informou o Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista). No sábado, dia 27, as lojas abrem às 9h e fecham às 16h.

ORIENTAÇÕES AOS CONSUMIDORES
Para que a economia não se torne dor de cabeça, o Procon local elaborou algumas dicas. A primeira orientação é verificar a real necessidade da compra do produto desejável.

“Antes de comprar, o consumidor deve consultar o orçamento e não deixar de comparar e avaliar com cuidado as formas de pagamento oferecidas. As compras por impulso devem ser evitadas, já que as liquidações anunciadas costumam atrair consumidores ávidos por preços vantajosos, que devem estar atentos e adquirir somente itens realmente necessários por preços justos”, pontua o órgão.

Confira as demais dicas:
:: verificar os preços cobrados antes das anunciadas promoções. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday.
:: recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços, além de analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas.
:: imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.), como forma de evitar golpes.
:: é importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

SEUS DIREITOS
O fato da compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor. Veja alguns:

:: se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada. A empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas.
:: nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento
:: o Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema.
:: produtos importados adquiridos no Brasil, em estabelecimentos devidamente legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais.
:: no ato da entrega, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.
:: se o produto apresentar algum problema de qualidade ou de quantidade que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência e, se não o fizer, o consumidor tem direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou, a devolução das quantias pagas com correção monetária ou, ainda, abatimento proporcional do preço. É dever do consumidor a obrigação do comerciante em fornecer a nota fiscal ou cupom fiscal da referida compra.

SERVIÇO
Em Adamantina, o Procon está localizado no prédio do Ganha Tempo, na avenida da Saudade nº 1.072. O atendimento é de segunda a sexta-feira.

black-friday-instagram-post-3

Voltar para Notícias

parceiros