Notícias locais

24 de setembro de 2018

Assinada Convenção Coletiva dos Comerciários


Na manhã de sábado (22 de setembro) foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho dos Comerciários. Com data base em 1º. de setembro, pela primeira vez na história do comércio de Dracena, tanto o lado patronal como dos empregados, entraram em acordo rápido, sem embates desnecessários, garantindo assim direitos aos comerciários e segurança jurídica às empresas.
O Sindicato Patronal do Comércio Varejista da Nova Alta Paulista (Sincomercio), sempre em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE), e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Dracena (Sincomerciários), fizeram valer os pleitos apresentados nas respectivas assembleias. Após muita negociação chegou-se ao acordo que garantiu reajuste salarial de 4,64%, equivalente ao INPC do período de 12 meses (3,64%), mais 1% de ganho real.
Todas as demais normais sociais foram mantidas em benefício dos empregados. Às empresas ficou garantida a prática de pisos diferenciados e reduzidos para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), além da possibilidade de compensação de horas extras trabalhadas em datas especiais.

Calendário
Fato inédito também foi a definição antecipada de todo calendário de funcionamento do comércio para dezembro de 2018 e para janeiro a novembro de 2019, o que possibilitará o planejamento de ações.
Para dezembro o comércio de Dracena abre em horário especial no feriado de 8 de dezembro (sábado), das 9 às 15 horas. De 10 a 14 e de 17 a 21 de dezembro, das 9 às 22 horas. Ficaram acordados também horários especiais para datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Carnaval, Bota Fora e Black Friday).
Todo o calendário pode ser conferido no site do Sincomercio (www.svcadamantina.com.br) ou na ACE de Dracena. Para praticar a compensação, sem o pagamento de horas extras, as empresas devem fazer requerimento também pelo mesmo site.
Para o presidente do SINCOMERCIO NOVA ALTA PAULISTA, Sérgio Vanderlei, a assinatura da CCT com rapidez e sem grandes embates mostra o amadurecimento nas relações entre patrões e empregados. “Mesmo diante das mudanças que a nova Lei Trabalhista nos trouxe, trabalhamos no sentido de garantir o bom relacionamento entre as partes”.
Já para o presidente do SINCOMERCIÁRIOS, Sérgio Manoel, todo o trabalho desenvolvimento garante também o bem mais precioso de uma pessoa: o emprego. “Com emprego temos dignidade e respeito à todas as pessoas”.

Voltar para Notícias